top of page

Pegar sol faz bem e é fundamental para a absorção de vitamina D do organismo

Apesar do Brasil ser um país tropical, uma em cada três pessoas que vivem no ambiente urbano possui deficiência de vitamina D. Presente nos raios solares, o nutriente é fundamental para a saúde e o funcionamento do nosso organismo, melhorando a absorção do cálcio e fortalecendo os ossos. O corpo humano produz cerca de 90% da vitamina D de que necessitamos e só os 10% restantes vêm dos alimentos. A exposição regular à luz do sol faz com que nosso organismo produza essa quantidade de vitamina de que precisamos. Outro efeito do sol é aumentar a disposição das pessoas, uma vez que os raios ultravioletas reduzem os níveis de melatonina. Além disso, os raios solares ajudam na liberação de serotonina, substância que dá uma maior sensação de bem-estar.

Como pegar sol sem descuidar da proteção da pele

Já deu para entender que pegar sol, além de dar aquela sensação gostosa, é fundamental para a nossa saúde, não é? Mas, para garantir as quantidades adequadas de vitamina D, é preciso se submeter à exposição solar de forma adequada, garantindo a proteção da pele contra os efeitos nocivos do sol. Ou seja: é preciso moderar a exposição e intensificar o uso de filtro solar, que deve ser aplicado diariamente. A primeira dica para a proteção perfeita é aplicar o protetor 30 minutos antes de se expor ao sol, para que a pele tenha tempo de absorvê-lo. É necessário também reaplicar o produto a cada duas horas – mas atenção! Esse tempo diminui se houver transpiração excessiva ou se você entrar na água. E não se esqueça de aplicar o protetor uniformemente em todas as partes do corpo, incluindo mãos, orelhas, nuca e pés.

A recomendação é pegar sol sempre antes das 10h e depois das 15h por, no máximo, 30 minutos, dependendo do tipo de pele. A Sociedade Brasileira de Dermatologia defende que pessoas com pele muito clara, que têm maior risco de câncer de pele, usem sempre protetor solar e, apenas três vezes por semana, tomem sol – mas só nos braços. Segundo a entidade, essa exposição já é suficiente para um aporte adequado de vitamina D.

Matéria retirada :http://gnt.globo.com/moda-e-beleza/materias/pegar-sol-faz-bem-e-e-fundamental-para-absorcao-de-vitamina-d-do-organismo.htm


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Drenagem Linfática

A resposta está aqui! ⠀ ⠀ ⠀ ⁣É comum que o corpo apresente uma maior retenção de líquidos, após uma cirurgia. Isso acontece porque...⠀ ⠀ ⠀ ... é um procedimento invasivo, causador de lesões no organis

bottom of page